sexta-feira, 11 de maio de 2012

Planejamento Atividade com Hipertextos ou Internet

Objetivo:
Construir uma célula eucariótica animal ou uma célula eucariótica vegetal com material reciclável.

Introdução:
A célula é a menor unidade viva que apresenta todas as características de um ser vivo. O corpo humano tem cerca de 100 trilhões de células. Cada célula é formada por estruturas membranosas presente no citoplasma, responsável para realizar todas as funções vitais do organismo, como: transporte de nutrientes, respiração, digestão celular, secreção celular, etc.
Podemos dizer que a célula é um tipo de indústria químico em miniatura. A cada momento, milhares de reações químicas acontecem nos seres vivos. Moléculas pequenas entram na célula e são transformadas em moléculas maiores, enquanto outras são decompostas, liberando energia.
Todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários.

Procedimento:
A atividade será desenvolvida em grupos de quatro alunos para que ocorra interação entre os alunos, discussão do assunto para a construção da atividade e, consequentemente,  fixação dos conteúdos e aprendizagem de forma descontraída.
Usando material reciclável, faça uma maquete que represente uma célula animal ou célula vegetal, com as organelas citoplasmáticas características de cada uma delas.
Antes de começar a atividade conheça a estrutura de uma celula animal e uma célula vegetal celula vegetal

Veja também uma exemplo de  maquete-de-celula-animal

Agora, mãos a obra:
- Use a criatividade. Quem tem habilidade de fazer escultura, use uma folha de isopor de espessura grossa, construa a célula com todas as estruturas internas e depois pinte as organelas com tinta.
- Caso optar por construir a célula peça por peça, faça colagem com material reciclável. Para isso, sugiro que assista ao vídeo abaixo e siga os passos de como-fazer-a-maquete-de-uma-celula-animal

Conclusão:

Um comentário:

Obrigada pela sua contribuição!