sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que é um Hipertexto


       “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links” (wikipedia). Ou seja, no hipertexto uma palavra  ou expressão  pode nos remeter a outros assuntos gerando um emaranhado de textos interligados, que nos conduzem a novas áreas de conhecimento.  A impressão que nos dá  é de estarmos diante de um dicionário incluso no próprio  texto.
       Esta nova forma de buscar informações torna fascinante a busca pelo conhecimento, enriquece nosso nível cultural e nos instiga a querer pesquisar ainda mais. É um recurso que nos permite obter informações de uma forma extremamente eficaz, buscando informações atualizadas e de forma extremamente diversificada. E o mais importante é que “o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço flexível, em relação à construção textual”(Professor Lindomar)
       Por isso, podemos dizer que a criação de “hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas” (Professor Lindomar).
       Os links que ocorrem na forma de termos destacados no corpo dos textos principais, como ícones gráficos ou imagens, têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso, sob demanda, a informações que estendem ou complementam o texto principal (wikipedia). Pode se dizer também que os links surgem como motivadores levando-nos a uma busca antes impensada. Tal recurso é de grande utilidade tanto para as pesquisas do professor, tanto para ser utilizado durante as aulas.
       São textos que vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana. (Professor Lindomar). No entanto, “paralelamente aos aspectos positivos, os teóricos de hipertexto apontam para os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem“. Segundo eles, “a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco da pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa” (o-que-e-um-hipertexto).
       “O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem torna o ambiente lúdico, no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. Nele, ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, transformando a aprendizagem mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita” (wikipedia).
Referênciaas: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto 
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/# 
http://grace12.wordpress.com/meu-portifolio/o-que-e-um-hipertexto/

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