“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato
digital ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de
textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks,
ou simplesmente links”
(wikipedia). Ou seja, no hipertexto uma palavra ou
expressão pode nos remeter a outros assuntos gerando um emaranhado
de textos interligados, que nos conduzem a novas áreas de conhecimento. A
impressão que nos dá é de estarmos diante de um dicionário incluso no
próprio texto.
Esta nova
forma de buscar informações torna fascinante a busca pelo conhecimento, enriquece
nosso nível cultural e nos instiga a querer pesquisar ainda mais. É um recurso
que nos permite obter informações de uma forma extremamente eficaz, buscando
informações atualizadas e de forma extremamente diversificada. E o mais
importante é que “o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua
viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço flexível, em relação à
construção textual”(Professor Lindomar)
Por isso,
podemos dizer que a criação de “hipertexto está relacionado à própria evolução
da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o
computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao
usuário interfaces interativas” (Professor Lindomar).
Os links que ocorrem
na forma de termos destacados no corpo dos textos principais, como ícones gráficos
ou imagens, têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação,
oferecendo acesso, sob demanda, a informações que estendem ou complementam o
texto principal (wikipedia).
Pode se dizer também que os links surgem como motivadores levando-nos a uma
busca antes impensada. Tal recurso é de grande utilidade tanto para as
pesquisas do professor, tanto para ser utilizado durante as aulas.
São textos
que vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do
conhecimento, pois tal como o cérebro
humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua
característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um
ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão
interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a
barreira da leitura plana. (Professor Lindomar). No entanto, “paralelamente aos aspectos positivos,
os teóricos de hipertexto apontam para os problemas que podem advir de seu uso
como sistema de ensino e aprendizagem“. Segundo eles, “a característica de não
linearidade exige atenção redobrada para que o foco da pesquisa não seja deslocado
para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que
não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor
hipertextual buscava no início da pesquisa” (o-que-e-um-hipertexto).
“O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem
torna o ambiente lúdico, no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e
por descoberta. Nele, ao tentar localizar uma informação, os usuários
participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento,
transformando a aprendizagem mais duradoura e transferível do que aquela direta
e explícita” (wikipedia).
Referênciaas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/#
http://grace12.wordpress.com/meu-portifolio/o-que-e-um-hipertexto/
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