quinta-feira, 10 de maio de 2012

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


Devido às novas exigências sociais de aprender mais e de formas diferentes, verifica-se o surgimento de uma nova sociedade com nova cultura de aprendizagem, onde se busca informações de formas mais acessíveis para alcançar o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico desejado. Torna-se necessário conhecer as formas de aprender para que possamos transmiti-las e transformar a sociedade em que vivemos.
As tecnologias digitais possibilitam adquirir esse conhecimento de maneira acessível, mas exigem novas formas de alfabetização, maiores capacidades cognitivas e competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
Embora a escola não seja a primeira fonte de conhecimento e não consegue proporcionar toda informação relevante, ela não pode ficar aquém destas técnicas, até porque, as pessoas menos favorecidas, só teriam condições de acessá-las em ambiente escolar. Seu papel é capacitar os alunos para que tenham acesso às informações e as busquem no momento desejado.
Sabemos que na sociedade em que vivemos não existe uma verdade única. Para cada cultura existe uma verdade específica. Precisamos adaptar-se a elas e capacitar os alunos para que construam seu próprio ponto de vista, pois, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores que, todavia, exigirá um novo perfil do aluno e também do professor, os quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade sobre a aprendizagem e o ensino.
Possivelmente, o sistema educacional não consegue atender todas as necessidades, mas pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes, eficazes e autônomos, capazes de enfrentar demandas imprevisíveis. A escola, como local de disseminação do conhecimento deverá envolver-se com esta nova cultura, pois nas próximas décadas, serão muitos os desafios a serem enfrentados por nossos sistemas educacionais, e as tecnologias servirão de ferramentas de produção colaborativa do conhecimento e busca de informações atualizadas.
Referência:
Juan Ignacio Pozo. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Disponível em: http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (20/8/2008).

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