sexta-feira, 11 de maio de 2012

Percepções ao navegar por hipertextos

           Navegar por hipertextos é igual estar entrando num mar de informações, onde uma onda puxa a outra e as pessoas acabam se envolvendo com o aconchego do ambiente, às vezes, até sem saber como voltar. É semelhante ao que acostumamos fazer com o uso de um dicionário ou enciclopédia (antigamente adquiridos apenas em coleções de livros). Quando achamos que uma palavra não se encaixa naquilo que desejamos, vamos em busca de seu sinônimo até que as idéias se encaixam na medida certa.
           Considerando que a pesquisa na internet tem sido uma prática constante nas minhas atividades diárias, o exercício de navegar em hipertextos não foi uma novidade, inclusive a página da Wikipédia, à qual já tenho pesquisado outros assuntos. Mesmo assim, tenho certeza que a experiência de clicar em links facilitou a compreensão de um hipertexto, porque foi experimentada na prática sua definição.
           A experiência contribuiu para esclarecer que se ao entrar numa pesquisa não temos os objetivos bem definidos podemos acabar nos perdendo, e retornar para à página inicial torna-se um caminho sinuoso e indefinido, pois o emaranhado de trilhos encontrados ao longo da pesquisa deixa a situação embaraçosa.
          Um hipertexto nos mostra que, conforme vamos clicando em novos links e navegando mar adentro, estamos lendo sobre assuntos que se interligam, e isso, permite que nossa aprendizagem torna-se mais lapidado e, consequentemente, adquirindo mais conhecimento sobre o tema escolhido. Porém, vale lembrar, que se não retornarmos aos links iniciais para buscar o foco da questão, acabamos saindo do assunto, desligando-nos totalmente do objetivo inicial.
 Propositalmente, tentei seguir adiante clicando em links sucessivos e a saída do foco ficou bem evidente. Foram tantas entradas em caminhos desconhecidos que não saberia dizer exatamente por onde andei e tampouco enumerar cada coisa lida. A experiência foi valiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição!