quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O papel das tecnologias digitais no contexto escolar

As novas tecnologias educacionais surgiram para revolucionar as práticas utilizadas em sala de aula, permitindo que as crianças façam parte do mundo globalizado desde muito cedo. Para os envolvidos em educação é importante superar as práticas pedagógicas pela qual fomos formados, basicamente baseadas em leituras de livros e textos.

Com o advento da tecnologia, a diversidade de métodos para se obter aprendizagem evoluíram bastante. Os computadores dominaram o mercado, a internet faz com que o homem possa conhecer o mundo sem sair de casa e com isso, a educação também terá que se modernizar. Para isso, junto com as técnicas consideradas tradicionais, fazem-se necessário o uso de outras tecnologias, como as digitais, pois estas ilustram as atividades e passam a contribuir na aprendizagem dos alunos. 

Nos dias atuais as tecnologias digitais devem ser tratadas como livros didáticos animados, similar ao que ocorre com revistas e jornais. Porém, deverá ser introduzido com cautela junto aos professores, pois a introdução repentina poderá provocar desconforto e contribuir ainda mais para o stress dos educadores; visto que é uma concepção de ensino distante das orientações até então usadas para a formação.
A utilização de tecnologias no contexto escolar exige também, alterações na organização e estruturação pedagógica. No entanto, já se consegue identificar junto às escolas públicas um movimento de informatização, tentando colocar os alunos em contato com o meio eletrônico.
Embora notória a importância dessas novas tecnologias no âmbito escolar, ainda é desconhecido os modos como elas são apropriadas pelos professores. Muitos educadores não dominam esta técnica, não sabem como fazer um documento escrito na forma digital, muito menos planejar suas aulas no formato de apresentação, em Power Point ou em Excel. Por isso, as mudanças deverão ser introduzidas juntamente com a  capacitação dos educadores, pois estes, como eu, não foram formados para ensinar, utilizando-se desta tecnologia.
Essa falta de domínio com a tecnologia passa a ser mais um complicador para o docente que, além de precisar dominar o conhecimento específico acerca da disciplina escolar a qual leciona, deverá também ser capaz de identificar as tecnologias digitais como linguagem favorecedora para apreensão da realidade. 
Sem dúvida, é outra forma de ensinar, que oferece novas possibilidades de aprender e, possivelmente, em período breve, deverá deixar de ser considerado como método auxiliar da aprendizagem para tornar-se centro de outra forma de aprender. E nós como educadores deveremos contribuir para que esse processo de transição não seja traumático, que seja incorporado aos poucos e que, tanto alunos, como professores sejam positivamente beneficiados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição!