sábado, 5 de fevereiro de 2011

A educação caminhando a passos largos

A educação que acreditamos ser o ideal para um futuro cada vez melhor é aquela que estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade, construída a partir de constantes desafios.
A escola é um dos principais espaços da criança e do adolescente capaz de provocar transformações profundas na sua vida social, pois possibilita ampliar seus conhecimentos e com isso aumenta sua capacidade de colaborar, de opinar, de questionar e com isso, torna-se possível modificar os rumos da sociedade. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem para que possam enfrentar as situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, é importante a união e a vivência de outros espaços de aprendizagem, como a família e as instituições religiosas.
A introdução de tecnologias avançadas vem favorecendo a transformação das aulas e contribuindo para facilitar a fixação e aprendizagem dos conteúdos. Com isso torna-se necessário investir na formação de professores para que inspirem à seus alunos, confiança e domínio dos processos de comunicação. Para isso, vale a pena inovar, testar, experimentar, para avançar mais rapidamente e com segurança.
Quanto à gestão, estamos caminhando para formas mais flexíveis, integradas e menos centralizadas, onde os alunos começam a utilizar a tecnologia para ampliar seus conhecimentos e solucionar suas dúvidas. Os professores, como parte do processo gerador de autonomia e facilitador da aprendizagem, precisam se familiarizar com a tecnologia e fazer uso dela de forma cada vez mais intensa, buscando alternativas para ilustrar suas idéias e com isso, motivar seus alunos. Com isso, os ambientes escolares passarão a ser mais diversificados. Além de sala de aula e bibliotecas de livros, começaram a fazer parte do ambiente escolar, espaços de mídia, software, banco de dados e assessoria. E aí que entra o verdadeiro papel do professor, não apenas um repassador de informações, fazendo uso de giz e saliva, mas exercerá realmente seu papel, que é se uma “biblioteca ambulante”, onde se encontram as informações adquiridas e processadas ao longo dos anos.
Haverá realmente uma transformação, onde aprende quem quer e não forçar um adolescente a aprender aquilo que não quer. Quem despertar sua consciência para o estudo e tiver ao seu lado pais conscientes para orientar seus filhos a estudar e enfrentar o mundo lá fora, com certeza sobressair-se-á neste mundo globalizado.
As mudanças na educação não serão uniformes nem fáceis. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Existem desigualdades econômicas, de acesso, de maturidade e de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. Até porque, torna-se difícil mudar padrões adquiridos, governos e as atitudes dos profissionais e da sociedade (MORAN, 2007).
As possibilidades educacionais que se abrem são imensas e os problemas também serão gigantescos. Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem, principalmente cursos de atualização e extensão. É ali que os problemas começarão a se manifestar, porque não temos experiência consolidada de gerenciar pessoas individualmente e em grupo, simultaneamente, ou seja, à distância. Para conciliar esta fase, as estruturas organizativas e currículos terão que ser muito mais flexíveis e criativos, o que não parece uma tarefa fácil de se realizar (MORAN, 2007).
Numa sociedade em mudança acelerada, o que faz a diferença é a qualificação das pessoas. Além da “competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com possibilidades concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada, de novos caminhos, de testemunhos vivos -embora imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento, em todos os campos” (MORAN, 2007).
O certo é que a tecnologia vem se modernizando a passos largos e o professor, como parte do processo gerador de conhecimentos e transformador da sociedade, precisa ampliar seus horizontes, se preparar para evoluir nos moldes da tecnologia, porque as mudanças estão surgindo e seu futuro será imprevisível.  
Aproveite e veja o vídeo “Tecnologia na Educação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição!