Impressionante. Os
movimentos sincrônicos assistidos no site http://br.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg,
é algo formidável. Com certeza, nenhuma outra metodologia relacionada às
tecnologias educacionais se compara a esta. Trata-se de um projeto complexo por
inteiro, onde cada um tem a visão do todo e sabe como sua parte integra este
todo. Observa-se uma enorme capacidade de atuar de forma interdependente na
execução de sua tarefa, cujo espírito de cooperação e harmonia entre todos,
leva-os ao desenvolvimento perfeito.
O Passo, como projeto de música relacionada à educação não
trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a
construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta,
não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma
real aproximação com o universo sonoro.
O Passo propõe que cada evento musical, rítmico ou melódico, seja
identificado, compreendido e escrito, oral, corporal e graficamente. O que se
percebe de diferente com relação a outros métodos educacionais é a constante
preocupação de neste processo nunca dissociar qualquer evento musical do fluxo
que lhe dá vida. Assim também deve ser o processo ensino-aprendizagem. Nenhuma
atividade pode ser ministrada de forma isolada. A união de forças faz a
diferença e a qualidade.
Se, para saber o que é uma nota musical é preciso
conhecer seu contexto e toda uma séria de relações tonais que movimentam este
som em termos de harmonia, na educação também, o estudante precisa ter uma
noção de todos os conteúdos, para poder relacioná-los com a realidade do
dia-a-dia e também, para contestá-los quando for conveniente, pois, todo o
processo de afinação passa pelo conhecimento deste fluxo de progressões
harmônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua contribuição!